Galactica + Pegasus --- Segunda partida

Discussões sobre jogos de tabuleiro de todos os tipos.

Galactica + Pegasus --- Segunda partida

Mensagempor lclaudius » 22 Out 2009, 10:56

Joguei ontem uma partida de Galactica com a expansão Pegasus. Seguem as minhas impressões sobre o jogo.

Éramos sete jogadores, o que quer dizer que havia dois cilônios não revelados e a líder cilônia (Andréa) para quatro humanos. Um jogador (Sílvio) não conhecia o jogo original nem a expansão (e nem a série de TV), três já conheciam o Galactica mas não a expansão (Rodrigo, Marcelo e Sérgio), e três já haviam participado da primeira partida com a expansão (eu, Andréa e Rafael).

As personagens escolhidas foram Caprica Six (Andréa), Cain (Rodrigo, almirante), Tyrol (Sérgio), Baltar (Rafael, presidente), Apollo (eu), Helo (Sílvio) e Dualla (Marcelo). Distribuídas as cartas de lealdade, saí como humano.

As primeiras crises não foram muito sérias, e logo a frota estava pronta para o primeiro salto; foi um salto de 2 unidades, mas nele perdemos um ponto de população. Caprica Six parecia estar disposta a ajudar os humanos.

Logo a seguir ao primeiro salto, Rafael comprou uma carta de crise que, quando resolvida, deu-lhe a possibilidade de examinar a carta de lealdade de um jogador. Ele decidiu examinar a carta de Rodrigo e acusou a almirante Cain de ser uma cilônia. Eu jogava logo a seguir e a minha carta de crise, após resolvida, deu-me também o poder de examinar uma carta de lealdade. Confirmei que a almirante era uma cilônia e eu e Rafael começamos a fazer lobby para que ela fosse presa e destituída. Sílvio, jogando logo depois, não quis prender Cain; o jogador seguinte, Marcelo, relutou bastante mas decidiu afinal pedir a prisão da almirante, e a resolução enviou-a para a Brig. Mas comecei a ficar de olho em Sílvio. Quando chegou a sua vez de jogar, Rodrigo revelou que Cain era de fato cilônia e mandou-a para a Ressurrection Ship.

Sob o comando de Helo, fizemos mais dois saltos e chegamos a Nova Caprica. A segunda distribuição de cartas de lealdade confirmou-me como humano, e as minhas suspeitas sobre o novo almirante continuaram a crescer. Quando chegamos a Nova Caprica, propus que Helo fosse executado e a proposta foi aprovada... revelando que ele era, de fato, o cilônio oculto. Assumi o cargo de almirante, mas logo fui enviado para a Detention.

Surpreendentemente, até aquele momento não havíamos perdido qualquer nave civil e todas estavam disponíveis para evacuação. Dualla começou a prepará-las, ajudada por uma sequência de Executive Orders, e só perdemos duas naves para as forças de ocupação. A Galactica e a Pegasus retornaram, as naves civis começaram a entrar em órbita... e nosso heróico presidente Baltar precisou se sacrificar pelo bem comum, para evitar um mal maior.

A situação estava bem tensa --- a Galactica tinha sido abordada, os raiders cilônios estavam prestes a atacar as naves civis evacuadas e os recursos estavam todos no vermelho (População estava em 5). Mas apenas três naves civis restavam em Nova Caprica. Quando chegou a sua vez, Sérgio jogou-me uma carta de Executive Orders e eu, da detenção, ordenei que a frota saltasse sem me esperar. Revelamos as naves não evacuadas --- e perdemos 4 pontos de população. Vitória dos humanos! E da líder cilônia, que queria a vitória humana, mas com um recurso em 2 ou menos.

Nós, humanos, demos muita sorte. Primeiro porque os dois cilônios, embora já o fossem desde o início do jogo, não tinham muita experiência --- Sílvio, em particular, realizou dois saltos de longa distância que em muito ajudaram os humanos, preterindo saltos mais curtos. Segundo, a líder cilônia saiu com uma carta de objetivos favoráveis (parcialmente...) aos humanos. Terceiro, o cilônio mais experiente (Rodrigo) foi logo revelado, antes que pudesse fazer um grande estrago. Finalmente, a frota foi pouco atacada; quase não saíram cartas de ataque cilônio.

A expansão Pegasus foi aprovada com louvor. A ambiguidade da atuação da líder cilônia e a fase de Nova Caprica deram uma boa animada no jogo. Mesmo os detalhes menores, como as novas cartas de perícias, funcionaram muito bem. Certamente darei preferência a jogar Galactica com a expansão no futuro.
Quartel-Mestre da Confraria Lúdica Internacional
http://www.confraria-ludica.org

"People don't quit playing because they grow old. They grow old because they quit playing." [segundo G. Stanley Hall]
lclaudius
Almirante
Almirante

Data de registro: 20 Out 2009, 11:16

Re: Galactica + Pegasus --- Segunda partida

Mensagempor Miller » 16 Mar 2010, 21:39

Este jogo me parece muito bom, li a resenha, e outros textos por aí.
Parece ser um daqueles jogos irresistíveis e intigantes.
Capaz de agradar a tipos variados de jogadores
Miller
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 10 Mar 2010, 23:52

Mensagempor Descolado » 16 Abr 2010, 15:57

Estou lendo o manual do BSG. O que a EXPANSÃO acrescenta de bom? Valeria a pena já chutar o pau da barraca e comprar a expansão junto?
Descolado
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 11 Mar 2010, 11:55

Mensagempor lclaudius » 16 Abr 2010, 16:46

Descolado escreveu:Estou lendo o manual do BSG. O que a EXPANSÃO acrescenta de bom? Valeria a pena já chutar o pau da barraca e comprar a expansão junto?

A expansão Pegasus, em minha opinião, deixou o jogo mais equilibrado. Antes dela, a média era de uma vitória dos humanos para cinco dos cilônios; com ela, ficou mais ou menos meio a meio.

A principal alteração é a mudança do objetivo dos humanos. No jogo básico, este objetivo era concluir saltos até a distância 8 e, depois, saltar uma última vez. Agora, con New Caprica em jogo, o objetivo muda para a evacuação de New Caprica --- e, importante, com distância 7 percorrida já se chega a New Caprica. Destarte, os humanos podem se preparar para o endgame, que no jogo original era apenas "mais do mesmo" e com a expansão adquiriu características próprias.

A própria Pegasus, embora interessante, não se revela tão útil assim no frigir dos ovos. Ela é forte em combate, mas de forma geral o que os humanos precisam fazer eé fugir e não combater.

As novas personagens são muito interessantes e acrescentam um bom mix de habilidades às personagens do jogo original.

As modificações nos locais cilônios --- especialmente a que impede um cilônio de pegar mais cartas de Super Crise depois que sai do Ressurrection Ship --- também foram para melhor.

As novas crises são bastante boas, com algumas delas criando situações bem impossíveis... o que está plenamente de acordo com a série.

A possibilidade de jogar com sete jogadores é um ponto fraco --- o jogo fica muito lento. A propósito, ainda não vi os líderes cilônios sendo bem aproveitados, reservo meu julgamento no que toca a eles.

E um ponto menor, mas notável: as Basestars de plástico são muito, muito melhores que as originais de cartão... :)
Quartel-Mestre da Confraria Lúdica Internacional
http://www.confraria-ludica.org

"People don't quit playing because they grow old. They grow old because they quit playing." [segundo G. Stanley Hall]
lclaudius
Almirante
Almirante

Data de registro: 20 Out 2009, 11:16

Mensagempor Descolado » 16 Abr 2010, 17:24

Sensacional!

Nesse ponto temos que dar o braço a torcer para a FANTASY FLIGHT... Eles parecem não ligar muito para o lance do BALANCEAMENTO. Se a história ou o pano de fundo do jogo diz que "aconteceu assim", então o jogo reproduz fielmente sua temática e o
jogador QUE SE VIRE para tornar o jogo divertido porque o foco deles parece ser mesmo o DESAFIO. Pelo que pude notar a FFG é assim na maioria de seus jogos, o que me faz pensar que isso deve ser uma qualidade (ou defeito?) que deve ser considerado na hora da aquisição de um jogo deste fabricante.

Como diz o velho ditado: "Quem te conhece, que te compre." [HAUHAHUA]
Descolado
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 11 Mar 2010, 11:55

Retornar para Jogos de Tabuleiro