vou explorar um pouco o "debate" sobre jogos, do meu ponto particular de vista :
1)
- JOGOS DE TABULEIRO : parece que temos aqui alguma limitação cultural, coisa de Brasil, E/OU que envolve até o padrão norte americano...
quer dizer, atualmente nós AINDA lemos muito pouco, e algo parecido parece acontecer com o mundo dos JOGOS DE TABULEIRO...
eu vi que a maioria dos jogos são produções EUROPÉIAS , e isto coincide com minha analogia com literatura, onde a média de leitura de europeus fica muitíssimo acima da nossa -e da dos norte americanos também - ....
Então o War, realmente é famoso pela sua ACESSIBILIDADE...
mas também porque a nossa tradição em jogos é muito tímida....
resultado , nós ficamos aqui com WAR , praticamente só ele com ALCANCE ADULTO,( pasmando de fechar uma triade com Banco Imobiliario e Detetive neste segmento !!! hehehe)
Este mundo dos jogos de tabuleiro que vocês usam, citam e exploram, é RESTRÍTISSIMO aqui no Brasil, é o que me parece.
A coleção do LUIS então é um fenomeno de extrema raridade.
E acho que posso ousar afirmar que o pouco que este segmento avançou aqui no Brasil se deveu na verdade a chegada do mundo dos ROLE PLAYING GAMES, em meados dos anos 90....
com o D&D veio todos os outros rpgs mais avançados, e com eles o mundo dos CARD GAMES, iniciando com MAGIC, e então vieram os BOARD/WAR games, como battletech, warhammer, e muitos BOARDgames puros, que em países europeus decerto nem precisaram da "febre RPGistica" para se fazerem presentes....
que acham? faz sentido esta minha forma de pensar?
2) quanto a questão do WAR, o ÚNICO jogo de estratégia do passado, que EU nem pude curtir porque era um jogo caro, um tanto fora do padrão modesto mesmo que "readers digest" do meu meio familiar , ainda é um jogo que de certo modo, NEM A MASSA da população jovem do brasil tem acesso, por ainda ser considerado um jogo CARO ( hoje por volta dos 100 reais )
então junte fatores varios, SÓCIO-ECONOMICOS-CULTURAIS ............ ainda a questão dos jogos eletronicos, e da pirataria neste segmento, e o que obtemos é este quadro de penúria e aridez de JOGOS DE TABULEIRO por aqui.
Pessoalmente falando, é por isto que eu digo que ATÉ WAR eu jogaria de bom grado nos dias de hoje, onde os tempos da minha infancia e adolescencia já vão avançados, mas a minha alma ludica continua de pé, e eu não tive o prazer de experimentar o sabor daquelas horas intermináveis tentando conquistar a oceania .... hehehe...
COM TODA CERTEZA, que falar em WAR diante de uma coleção incrivel e de valor inestimavel como a do LUÍS, é praticamente uma OFENSA.
E com certeza não vai rolar ( mas nada impede que alguns especificamente interessados em uma sessão ou outra de war combinem de se encontrar em algum canto e se matar na conquista simplificada do mundo

3- o evento que o Luís propos pode ser uma grande oportunidade de diversão, mas conforme a quantidade do pessoal que lá aportar, a convergencia para "uns" mesmos interesses comuns, mesmo que momentaneamente, poderá definir o nível de sucesso ou não do encontro.
se forem 10 pessoas afim de jogar cada um um tipo diferente de jogo, com muita convicção e desejo, a coisa pode não ser tão divertida quanto deveria,

bem, estes são meus dois centavos sobre o assunto JOGOS DE TABULEIRO em geral.
Isto que escrevi é somente a minha opinião, mais ou menos bem fundamentada, eu já vou descobrir.
E sem intenção de criar polemicas desagradaveis, mas sim para promover um pouco de debate saudavel sobre o assunto, já que nada melhor que um lugar e um veiculo como este que aqui estamos...