1ª Open House Lúdica de Curitiba (20/03)

Use este tópico para marcar partidas e jogatinas, bem como para relatar partidas acontecidas.
Regras do Fórum
Para facilitar o uso deste tópico pelos interessados, siga uma regra simples: coloque claramente no título do tópico o jogo proposto, a data e a cidade. Mais detalhes devem aparecer na mensagem --- por exemplo horário, local, acertos quanto a comes e bebes, quantidade de participantes, etc.

Para ser notificado quando uma partida for aberta neste forum, clique na opção "Acompanhar forum", disponível no pé da página inicial do forum.

Re: 1ª Open House Lúdica de Curitiba (20/03)

Mensagempor Descolado » 11 Mar 2010, 12:30

Oi pessoal, eu sou o Ismael, o recém-amigo do Fabiano (que já confirmou minha presença antes mesmo de eu saber da existência deste encontro [risos]). Ainda estou engatinhando nesse lance de coleção, mas pelo que ando vendo a galera aqui está anos luz a frente.

Minha coleção ainda é pequena:

AXIS & ALLIES REVISED
TIDE OF IRON
POWERGRID
FORMULA D (e expansões)
FURY OF DRACULA
PANDEMIC (e a expansão ON THE BRINK)

Ou seja, de toda essa lista IMENSA de jogos que muitos colecionadores postaram aqui, as exclusividades ficam por conta apenas do A&A REVISED, TIDE OF IRON e a expansão ON THE BRINK do PANDEMIC.

Quando ao lance do WAR, de minha parte a pessoa pode levar até BANCO IMOBILIÁRIO, duvido que sintam vontade jogar esses jogos com tantas opções disponíveis [risos].

Abração pra todos, espero poder marcar presença.
Descolado
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 11 Mar 2010, 11:55

Mensagempor Miller » 11 Mar 2010, 15:53

vou explorar um pouco o "debate" sobre jogos, do meu ponto particular de vista :
1)
- JOGOS DE TABULEIRO : parece que temos aqui alguma limitação cultural, coisa de Brasil, E/OU que envolve até o padrão norte americano...
quer dizer, atualmente nós AINDA lemos muito pouco, e algo parecido parece acontecer com o mundo dos JOGOS DE TABULEIRO...
eu vi que a maioria dos jogos são produções EUROPÉIAS , e isto coincide com minha analogia com literatura, onde a média de leitura de europeus fica muitíssimo acima da nossa -e da dos norte americanos também - ....
Então o War, realmente é famoso pela sua ACESSIBILIDADE...
mas também porque a nossa tradição em jogos é muito tímida....
resultado , nós ficamos aqui com WAR , praticamente só ele com ALCANCE ADULTO,( pasmando de fechar uma triade com Banco Imobiliario e Detetive neste segmento !!! hehehe)
Este mundo dos jogos de tabuleiro que vocês usam, citam e exploram, é RESTRÍTISSIMO aqui no Brasil, é o que me parece.
A coleção do LUIS então é um fenomeno de extrema raridade.

E acho que posso ousar afirmar que o pouco que este segmento avançou aqui no Brasil se deveu na verdade a chegada do mundo dos ROLE PLAYING GAMES, em meados dos anos 90....
com o D&D veio todos os outros rpgs mais avançados, e com eles o mundo dos CARD GAMES, iniciando com MAGIC, e então vieram os BOARD/WAR games, como battletech, warhammer, e muitos BOARDgames puros, que em países europeus decerto nem precisaram da "febre RPGistica" para se fazerem presentes....

que acham? faz sentido esta minha forma de pensar?

2) quanto a questão do WAR, o ÚNICO jogo de estratégia do passado, que EU nem pude curtir porque era um jogo caro, um tanto fora do padrão modesto mesmo que "readers digest" do meu meio familiar , ainda é um jogo que de certo modo, NEM A MASSA da população jovem do brasil tem acesso, por ainda ser considerado um jogo CARO ( hoje por volta dos 100 reais )
então junte fatores varios, SÓCIO-ECONOMICOS-CULTURAIS ............ ainda a questão dos jogos eletronicos, e da pirataria neste segmento, e o que obtemos é este quadro de penúria e aridez de JOGOS DE TABULEIRO por aqui.

Pessoalmente falando, é por isto que eu digo que ATÉ WAR eu jogaria de bom grado nos dias de hoje, onde os tempos da minha infancia e adolescencia já vão avançados, mas a minha alma ludica continua de pé, e eu não tive o prazer de experimentar o sabor daquelas horas intermináveis tentando conquistar a oceania .... hehehe...

COM TODA CERTEZA, que falar em WAR diante de uma coleção incrivel e de valor inestimavel como a do LUÍS, é praticamente uma OFENSA.
E com certeza não vai rolar ( mas nada impede que alguns especificamente interessados em uma sessão ou outra de war combinem de se encontrar em algum canto e se matar na conquista simplificada do mundo :)

3- o evento que o Luís propos pode ser uma grande oportunidade de diversão, mas conforme a quantidade do pessoal que lá aportar, a convergencia para "uns" mesmos interesses comuns, mesmo que momentaneamente, poderá definir o nível de sucesso ou não do encontro.
se forem 10 pessoas afim de jogar cada um um tipo diferente de jogo, com muita convicção e desejo, a coisa pode não ser tão divertida quanto deveria, :)

bem, estes são meus dois centavos sobre o assunto JOGOS DE TABULEIRO em geral.
Isto que escrevi é somente a minha opinião, mais ou menos bem fundamentada, eu já vou descobrir.
E sem intenção de criar polemicas desagradaveis, mas sim para promover um pouco de debate saudavel sobre o assunto, já que nada melhor que um lugar e um veiculo como este que aqui estamos...
Miller
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 10 Mar 2010, 23:52

Mensagempor lclaudius » 11 Mar 2010, 16:02

Miller escreveu:3- o evento que o Luís propos pode ser uma grande oportunidade de diversão, mas conforme a quantidade do pessoal que lá aportar, a convergencia para "uns" mesmos interesses comuns, mesmo que momentaneamente, poderá definir o nível de sucesso ou não do encontro.
se forem 10 pessoas afim de jogar cada um um tipo diferente de jogo, com muita convicção e desejo, a coisa pode não ser tão divertida quanto deveria, :)

Olha, Miller, eu já organizei (em Brasília) muitas jogatinas assim e digo que, em minha experiência, esta situação de cada um querer jogar uma coisa diferente não acontece. Sempre há espaço para compromisso.
Quartel-Mestre da Confraria Lúdica Internacional
http://www.confraria-ludica.org

"People don't quit playing because they grow old. They grow old because they quit playing." [segundo G. Stanley Hall]
lclaudius
Almirante
Almirante

Data de registro: 20 Out 2009, 11:16

Mensagempor Descolado » 11 Mar 2010, 16:03

Nooossa Muller, pelo visto você não faz parte da Ilha do Tabuleiro, não é? [risos]. Lá esse seu discurso está pra lá de batido (o que não significa que você não tenha razão, vamos deixar claro). Poste isso lá e em uns 3 dias uns 50 ilhéus te respondem, alguns citando a história dos jogos desde a invenção do Xadrez até os dias de hoje (filofia pouca é bobagem naquele site).

Eu só não sei se entendi o lance do "esse segmento avançou aqui no Brasil... em meados dos anos 90". De qual segmento está falando exatamente? Jogos de tabuleiro? Sim porque até onde eu sei os jogos oferecidos aqui são os mesmos a uns 30 anos, não?
Descolado
Aspirante
Aspirante

Mensagempor doizinho » 11 Mar 2010, 16:12

lclaudius escreveu:
Miller escreveu:3- o evento que o Luís propos pode ser uma grande oportunidade de diversão, mas conforme a quantidade do pessoal que lá aportar, a convergencia para "uns" mesmos interesses comuns, mesmo que momentaneamente, poderá definir o nível de sucesso ou não do encontro.

Olha, Miller, eu já organizei (em Brasília) muitas jogatinas assim e digo que, em minha experiência, esta situação de cada um querer jogar uma coisa diferente não acontece. Sempre há espaço para compromisso.

Adianto que eu jogo o que pintar, tenho minhas preferências mas o que eu gosto mesmo é de jogar, bater papo e me divertir com isso. Se todo mundo quiser jogar War, vou jogar ele mesmo.

Prefiro jogar War com mais 3 amigos do que jogar B-17:Queen of The Skies sozinho...

Agora se todo mundo preferir jogar um Dominion, Puerto Rico, Power Grid, Caylus melhor né...

Abraço
Fabiano
doizinho
Mestre
Mestre

Data de registro: 10 Mar 2010, 09:58

Mensagempor Descolado » 11 Mar 2010, 16:18

Creio que, para os marinheiros de primeira viagem (como eu), o simples fato de CONHECER OS JOGOS (pegar nas peças, olhar o tabuleiro, consultar cartas, aprender as regras, etc) já está de EXCELEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENTE TAMANHO! Como pretendo importar muitos dos jogos da coleção da galera aí, o negócio é VER OS BICHINHOS, funcionando ou não. O que eu preciso é apenas gente com disposição pra falar sobre os jogos que me interessarem (já que dificilmente vou me aventurar num jogo sem antes saber como ele funciona - e se me agrada, né).

Ehhh Fandangos presunto na veia!!! (ih, sujas as peças e as cartas... não pode!)
Descolado
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Stormcrow » 11 Mar 2010, 16:24

A Hasbro passou a lançar recentemente seus jogos originais, que a Grow aqui no Brasil adaptou. É por isso que numa mesma loja você encontra Monopoly e Banco Imobiliário, Risk e War, Stratego e Combate para vender.
E é mesmo revoltante que esse jogos custem mais do que jogos bem mais elaborados lá fora.
Um exemplo é o Starcraft: The Board Game. Esse Jogo tem 180 miniaturas e uma infinidade de tokens e custa U$60. Arredondando, vai 120 reais.
Como que um jogo como o War pode custar mais de cem reais em comparação?
A única explicação é oferta e demanda. Existe demanda por jogos de tabuleiro, e a pouca oferta e variância fazem as empresas descerem a lenha nos preços.

Em suma.
É restrito sim, Miller.

Tanto que a galera de Bsb ainda reclama do Luiz Claudio ter ido embora, hehehe.
--
"To absent friends, lost loves, old gods, and the season of mists; and may each and everyone of us always give the devil his due."
Jim Pascoe
Stormcrow
Sargento
Sargento

Data de registro: 20 Out 2009, 17:34

Mensagempor Descolado » 11 Mar 2010, 16:29

Ô Stormcrow, fácil responder sua pergunta sobre o custo do WAR em relação a jogos estrangeiros: IMPOSTOS! [risos]

Se o StarCraft fosse fabricado aqui acho que é custaria uns 250 a 300 reais, não?
Descolado
Aspirante
Aspirante

Mensagempor Luvidal » 11 Mar 2010, 16:44

Olha, Miller, eu já organizei (em Brasília) muitas jogatinas assim e digo que, em minha experiência, esta situação de cada um querer jogar uma coisa diferente não acontece. Sempre há espaço para compromisso.[/quote]

Adianto que eu jogo o que pintar, tenho minhas preferências mas o que eu gosto mesmo é de jogar, bater papo e me divertir com isso. Se todo mundo quiser jogar War, vou jogar ele mesmo.

Prefiro jogar War com mais 3 amigos do que jogar B-17:Queen of The Skies sozinho...

Agora se todo mundo preferir jogar um Dominion, Puerto Rico, Power Grid, Caylus melhor né...

Abraço
Fabiano[/quote]

Assino embaixo!
Claro, se possível for, estarei na mesa do "Puerto Rico, Power Grid, Dominion" e alguns mais hehehe
Luciana.
Luvidal
Tripulante
Tripulante

Data de registro: 19 Jan 2010, 14:43

Mensagempor Miller » 11 Mar 2010, 21:13

------não faço parte da ilha do tabuleiro, não obstante, o máximo que poderiam dizer era para eu pesquisar no forum porque era um assunto pra lá de debatido, hehehe....

como aqui não vi objeções, eu vim na minha noobice expressar minha opinião , a partir do desdobramento do que o assunto WAR especificamente suscitou.... :)

ah, o que eu disse ali no texto, de meados dos anos 90 para cá, veja ali, é que a febre dos RPGs que depois trouxeram os outros jogos de arrasto, vieram os cardgames, os wargames, então os boardgames se POPULARIZARAM mais aqui na terra Brasilis.
Os BOARDGAMES que seriam os precursores de tudo o mais NO MUNDO TODO , particularmente AQUI no Brasil, os variados e diferentes e avançados tipos, só tiveram estímulo com a ascenção do universo RPGístico de games (iniciado lá nos anos 90)

Ei, ótimo saber que os encontros deste tipo tendem sempre a funcionar muito bem.
É isto que todos desejam e querem saber !
Então boa diversão a todos no dia 20!!!
Miller
Aspirante
Aspirante

Data de registro: 10 Mar 2010, 23:52

AnteriorPróximo

Retornar para Partidas